A Rússia anunciou uma nova vacina contra a Covid-19: Sputnik Light, aplicada em uma única dose. O imunizante mostrou uma eficácia contra o coronavírus de 79,4%, segundo estudo do Ministério da Saúde Russo, o Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya e do o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF).
A vacina Sputnik Light foi feita com a tecnologia baseada em adenovírus humano, assim como a Sputnik V. O Centro Gamaleya pediu para o Ministério da Saúde da Rússia que o novo imunizante tivesse registro no final de março.
Os dados sobre a eficiência da Sputnik Light, segundo a Veja, foram obtidos após análise dos resultados do programa de vacinação da Rússia, de dezembro de 2020 a abril deste ano. Entre os vacinados, após o 28º dia, somente 0,277% foram infectados com a doença. Além disso, o Centro Gamaleya afirmou ainda que o imunizante também é eficaz contra novas as novas variantes do vírus.
A Sputnik V, que já é utilizada em muitos países, tem eficácia de 91,6%, mas ainda não foi autorizada para aplicação no Brasil.
Da Redação:NCN=Nossa Conexão News com BNews