O dia de São Pedro, 29 de junho, foi marcado pelos festejos promovidos pela Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET). Depois da prévia em Boa União, no dia 28, a festa continuou neste distrito e também foi realizada na comunidade de Calu, que tem no santo fundador da igreja católica o seu padroeiro.
De acordo com o jovem Jander Cosme Pereira, que tem 26 anos e é morador de Calu, o festejo de São Pedro já se tornou parte da cultura da comunidade “por São Pedro ser o padroeiro da nossa capela”. Ele também disse que há muito tempo a comunidade tem lutado “para que se torne legalmente uma tradição, para que não deixemos cair o trabalho e lutar pela herança deixada pelos nossos pais e avós, que sempre comemoram os festejo de São Pedro aqui”. Outra demanda mencionada por Jander foi o desejo da comunidade de trocar o nome da praça para São Pedro.
“Assim, pois, o São Pedro deste ano, está coroando um mês de eventos organizados, com dedicação, carinho e uma enorme vontade de ver o nosso povo feliz. Afinal, foram dois anos de pandemia e isolamento. Merecíamos reencontros, abraços, alegrias. E que São Pedro nos abençoe, enquanto os Distritos de Boa União e Riacho da Guia, brincam , euforicamente, e o Povoado Calu reza ao seu Padroeiro e se diverte ao som do forró. Alagoinhas fica feliz, com tudo isso. E a SECET avalia e sorri”, finalizou a professora Iraci.
Nenhuma ocorrência foi registrada durante os festejos, nem em Boa União, nem na Comunidade de Calu. Na sexta (01) e sábado (02), a comemoração do São Pedro continua no distrito de Riacho da Guia.
Fotos: Roberto Fonseca
Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com SECOM