
Foto:Sola vídeo/Produtora
A Casa de Umbanda Terreiro Xangô de Ouro – entidade Afro-Religiosa e sócio cultural, com 39 anos de atividades e práticas espirituais no Município de Conde no último dia 19 de novembro realizou em Sítio do Conde o grande encontro do povo do Axé com a Celebração Axé, juntamente com os parceiros e apoiadores: Prefeitura Municipal de Conde, Associação Siribeira, FENACAB (Coordenação Alagoinhas), AUTRMAA, Rede EMUNDE e a Prefeitura de Catu.
Essa Celebração promovida pela Casa de Umbanda Terreiro Xangô de Ouro é uma campanha de luta pela Paz, contra a Intolerância Religiosa. A sua realização se constitui num marco político e religioso para as Comunidades de Matriz Africana do Município de Conde, como também, de vários municípios vizinhos.
Esse Evento, também, é um encontro para dizer não a perseguição e violência, não a intolerância religiosa e não a falta de informação. Um movimento onde socialização aflora em práticas como música, dança, rezas e cânticos. Promovendo a união das Casas de Umbanda, Terreiros de Candomblé, Centro Espírita e todas as manifestações Afro-Religiosas.
Da esquerda para a direita: Francisco (Representante da Secretaria de Turismo, Cultura Esporte e Lazer); Dudu Vieira (Prefeito da Cidade); Babalorixá Cesar (FENACAB e AUTRMAA); Vereador e Babalorixá Valnei Bezerra e Babalorixá Anderson do Terreiro Xangô de Ouro.
Foto:Sola vídeo/Produtora
O trabalho desenvolvido pela Rede Emunde, Pai Anderson, Pai Cesar e o Guardião Griot Bartolomeu Bartô.Vivemos um momento importante na Celebração Axé Novembro Negro, com a Realização de Três workshop em Terreiros do Município, Visita Feira e Visita a Eco Trilha de Plantmas – Plantas Tradicionais de Matrizes Africanas, que a Cidade vem construindo em parceria com a APA REGIONAL, os Povos de Matrizes Africanas e Outras Instituições como UFBA.
Nesta Semana fizemos a Celebração Axé, com a Realização do Seminário MAKOTA VALDINA e PL MAKOTA VALDINA, que é uma Regulamentação Nacional, que nos coloca como Povos Tradicionais de Matrizes Africanas, ampliando a nossa participação Institucional em Termos Públicos e Privado, com o MAPA ODS, que colocaremos aqui para os seus conhecimentos
Este é um espaço muito importante, que expande a nossa presença Civilizatória na condução de Povo que guarda Línguas, Linguagens, Culinárias, Alimentos, Medicinas, Saberes, Conhecimentos, Culturas, Arte, Artesanato e Outras Especificidades.
No dia 18 de novembro no Auditório da Escola Estadual CIEC (Centro Integrado de Educação de Conde) o Seminário da PL MAKOTA VALDINA, que nos protege do comportamento do Estado, que ao nos tratar como Religiosidade, nos impõe, uma série de limites, por sermos uma Pais Laico, a Igreja Católica, criou às Caritas que são Associações de Caridade, estruturada, para atrair recurso públicos , privados e internacionais.
Instalamos no Território do Conde e Alagoinhas a PL MAKOTA VALDINA e o FONSANPOTMA REGIONAL, e seguiremos com avanços.
Foi instalado o FONSANPOTMA DA REGIÃO CONDE E ALAGOINHAS
Instalação da Rota Afro dos Terreiros do Município, com os conteúdos já informados acima.
Caminhada Cultural Estudantil foi realizada no Sítio do Conde com a Escola Municipal Carlos Alberto, Escola Eduardo Cavalcante, Creche Hermógenes Gomes, Fanfarra Educacional Condense e Grupo do Terno Nossa Senhora dos Navegantes.
Veja os videos abaixo:
Foto:Sola vídeo/Produtora
.
Foto:Sola vídeo/Produtora
Imagens/ Edson Costa
Imagens/ Edson Costa
Nosso Xire de Agradecimento ao Final do Seminário Makota Valdina
Redação: NCN=Nossa Conexão News com Babalorixá Anderson do Terreiro Xangô de Ouro