Com a parceria da Prefeitura Municipal, Alagoinhas amplia programas de residência médica, chegando a marca expressiva de 8 especialidades, sendo elas Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria, Medicina da Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Oftalmologia e de Ortopedia e Medicina de Emergência, essas duas últimas aprovados recentemente. A iniciativa é da Faculdade Estácio IDOMED – Alagoinhas.
“Essa é mais uma conquista de grande relevância, vez que, estes programas, historicamente foram desenvolvidos para incrementar a formação do profissional tornando-o mais apto a realizar os atendimentos de contato assistido junto ao paciente por pelo menos dois anos”, comemorou a secretária de Saúde, Laína Passos, sobre chegada dos novos programas.
A parceria que se estende há aproximadamente 5 anos por meio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES) tem proporcionado ao município de Alagoinhas, o crescimento, fortalecimento e qualificação da nossa Rede Municipal de Saúde, com a permanência de profissionais médicos cada vez mais preparados a atuarem no Sistema Único de Saúde.
O prefeito Joaquim Neto destacou que essa é mais uma conquista para a saúde da cidade. “Isso vai fortalecer a formação de bons médicos especialistas para atender uma região. Ações como essa estimulam o aprendizado e faz com que a saúde do município se desenvolva. Além do médico, quem também ganha com estes programas são os pacientes”.
Além dos novos programas de residência, também foi ampliado o número de vagas de medicina da família e comunidade de 4 para 11 vagas. Com isso, haverá oferta de 35 vagas para o primeiro ano de residência médica (R1) nos diversos programas já em 2023, as quais já estão disponíveis no edital CEREM Bahia.
Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com SECOM