Nesta quarta-feira (8), trabalhadores ambulantes realizaram uma manifestação em frente à sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), no bairro de Santo Inácio, em protesto às dificuldades para o cadastramento para trabalhar no Carnaval 2023. Poucos minutos depois da abertura do credencimento, às 10h, o site da prefeitura ficou fora do ar.
Os ambulantes, muitos aguardando em filas no local para o cadastramento desde as primeira semana deste ano, foram reprimidos energicamente pela Guarda Municipal, que fez uso de spray de pimenta e bombas de gás lacrimogêneo. Em entrevista à TV Bahia, o chefe da guarda, Maurício Lima, declarou que desconhece o procedimento e que a Guarda Municipal está no local para negociar. Segundo relatos, uma das bombas atingiu um cadeirante. Havia idosos e crianças no local.
No final de janeiro, quando a prefeitura anunciou que o credenciamento aconteceria 100% online, o chefe da Semop, o secretário Luciano Ribeiro, afirmou que o sistema havia sido melhorado e disse acreditar que não ocorreriam problemas de acesso. No entanto, o site se mantém fora do ar desde às 10h10.
Foto: Reprodução/ Youtube