O Projeto Qualifica Turismo 2023 será lançado, na próxima quarta-feira, às 9h, no Hotel Fiesta (Itaigara), durante evento realizado pelo Governo da Bahia, através da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
O projeto é uma parceria da Setre com a Secretaria de Turismo (Setur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). O investimento para esta etapa do projeto é de R $2.839.680 milhões, oriundos do Fundo Estadual do Trabalho (FTE).
A ideia do projeto é formar mão-de-obra especializada para atuar na área de Turismo, através de cursos de alto nível, que atendam à demanda real do setor, ao mesmo tempo em que gera oportunidade de renda para grupos específicos e trabalhadores considerados estratégicos para a economia.
Estarão presentes no evento além do titular da Setre, Davidson Magalhães, o secretário do Turismo, Luís Maurício Bacellar, o Superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Rubens Deusdedith Santiago Filho, e representantes da Abrasel, nas figuras de seu presidente executivo, Luiz Henrique do Amaral e presidente do Conselho, Leandro Menezes. Representantes do trade turístico de um modo mais amplo estão convidados.
“Nós sempre tivemos algumas turmas voltadas para o Turismo, mas desta vez estamos dando esse enfoque a partir da demanda do próprio setor, considerando a implantação de projetos na Bahia que devem gerar uma crescente demanda no turismo, como é o caso da Ponte Salvador-Itaparica. Ao mesmo tempo, estamos abrindo oportunidades para pessoas que têm dificuldade de inserção no mercado ou são grupos estratégicos para a economia”, explica Anelise Barbosa, da Coordenação de Qualificação Profissional, vinculada à Superintendência de Desenvolvimento do Trabalho da Setre.
Cursos e Público-alvo
O Qualifica Turismo 2023 prevê inicialmente a realização de 50 turmas que devem beneficiar 1.000 pessoas nas 13 Zonas Turísticas da Bahia. Será um total de 116 turmas com atendimento previsto de 2.320 beneficiários. O investimento total é de R $2.839.680 milhões.
Os cursos têm como público-alvo pessoas com demandas sociais específicas, empreendedores e jovens com potencial para atuar no setor, principalmente:
- Trabalhadores desempregados que buscam atualização profissional e reinserção no mundo do trabalho
- Pessoas com deficiência
- Idosos
- Aprendizes
- Estagiários
- Trabalhadores resgatados de condição análoga à de escravo
- Familiares de egressos do trabalho infantil
- Trabalhadores cooperativados
- Empreendedores individuais
- Trabalhadores rurais
- Pescadores artesanais
- Internos e egressos do sistema prisional e de medidas socioeducativas
As matrículas serão abertas nos próximos meses. Quem tiver interesse em um dos cursos deve procurar uma unidade do SineBahia para acompanhar as datas para inscrições.