Um homem surpreendeu a medicina ao recuperar a consciência pouco tempo antes de seus aparelhos serem desligados, após passar um ano em coma e ter sua morte cerebral declarada.
Em abril do ano passado, James Howard-Jones, de 28 anos, foi vítima de um soco em uma rua na cidade de Cheltenham, na Inglaterra. O impacto lhe causou graves danos cerebrais que exigirão cuidados a longo prazo
O autor da agressão, Ben Davies, de 24, foi preso por dois anos e quatro meses, após admitir, em audiência, ter cometido lesões corporais graves contra a vítima, mas sem intenção.
No dia do ataque, James estava com amigos em um bar, assistindo a uma luta de boxe. Quando o grupo deixou o local, eles se encontraram com Davies, acompanhado de seus amigos. Em pouco tempo, houve uma briga entre os grupos, que chegou a ser interrompida por seguranças.
Cerca de cinco minutos depois, os dois se encontraram novamente e começaram a discutir. O agressor deu único soco na vítima, que ficou inconsciente.
Após o conflito, o jovem foi levado ao hospital, onde permaneceu inconsciente por um ano. Ele passou por diversas cirurgias de emergência. Sem resposta, os médicos declararam a morte cerebral de James.