Empresa de primo do pré candidato a prefeito ganha licitação para construir Hospital de Alagoinhas

O Consórcio Saúde Alagoinhas venceu a licitação para construir o Hospital Regional do município, a 120 km de Salvador. A obra orçada em pouco mais de R$ 161 milhões será tocada pela Metro Engenharia e a QG Construções, empresas que compõem o consórcio.

O resultado da licitação foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição de sábado (11). A empresa contratante é Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, sob o comando do PSD.

Uma curiosidade envolvendo a licitação diz respeito a um dos sócios da QG Construções, Guilherme Carmo. Ele é primo do secretário de Educação de Alagoinhas, Gustavo Carmo. Filho do saudoso ex-prefeito Judelio, Gustavo é o nome escolhido pelo prefeito Joaquim Neto (PSD) para sua sucessão, na eleição de 2024.

No ano passado, Joaquim já havia conseguido fazer sua esposa, Ludmilla Fiscina (PV), deputada estadual, agora, aposta suas fichas no seu auxiliar. No auge da greve do servidor público, 20 de agosto, Gustavo fez da sua filiação ao PSD uma grande festa. Internamente, enterrou a candidatura de seu adversário direto, Raimundo Queiroz, numa espécie de ‘guerra fria.

A QG Construções é uma velha conhecida da gestão Joaquim Neto. São inúmeros contratos milionários, que vão desde recapeamento de ruas, melhoria sanitária em distritos do município e construções de avenidas. A relação da construtora com o poder público alagoinhense, no entanto, é anterior à gestão Joaquim Neto.

Em 2012, o Tribunal de Contas dos Municípios considerou “parcialmente procedente a denúncia formulada contra o ex prefeito de Alagoinhas, Paulo Cézar Simões Filho, por ter contratado irregularmente a empresa QG Construções Ltda.”A Corte de Contas determinou o encerramento do contrato entre prefeitura e a QG por causa do parentesco entre Guilherme Carmo e o chefe de gabinete do então prefeito, Juscelio Carmo, eles são sobrinho e tio.

Alagoinhas na mira do governo, a vitória do candidato do grupo ligado ao governo do Estado é uma das metas do secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, para ele, Alagoinhas, Vitória da Conquista, Camaçari e Feira de Santana, são fundamentais para pavimentar a disputa para a reeleição de Jerônimo Rodrigues em 2026. A interlocutores, Caetano diz que todos os esforços devem estar, sobretudo, focados nos grandes colégios eleitorais.

Foto:Reprodução
Da rEDAÇÃO:NOSSA CONEXÃO NEWS COM BNews.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *