Muita gente não sabe, porém dentro da Polícia Civil da Bahia (PC-BA) existiram diversas operações e ações para garantir a melhor segurança aos foliões durante o Carnaval de 2024. Uma dessas, é o trabalho realizado pelos policiais infiltrados durante os seis dias oficiais de festejos.
Esses agentes infiltrados realizam um trabalho ostensivo e velado em toda a extensão do circuito Dodô (Barra-Ondina). Além disso, o trabalho é divido com algumas equipes infiltradas entre os foliões e outro grupo ostensivo, onde realizam um suporte aos infiltrados.
Para tornar a operação ainda mais eficaz, a Polícia Civil ainda utiliza de outros meios como agentes disfarçados, pontos de observação, câmeras de reconhecimento da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e profissionais nos camarotes fazendo monitoramentos e acionando sobre o deslocamento das equipes atuantes no terreno.
“Tivemos uma redução das incidências, principalmente de furtos e roubos, em torno de 30% devido a ação desses policiais infiltrados e a colaboração dos policiais que estão nos observatórios orientando as equipes em campo”, destacou o delegado Nilton Tormes, um dos coordenadores dos postos do Denarc.
Para melhorar e tornar mais eficaz, a comunicação entre os agentes é feita pelo celular e através de rádios, onde o chefe da equipe recebe a informação recebe a informação e a foto do indivíduo monitorado no circuito.
Imagem: Ascom-PC/Haeckel Dias