Mineradora australiana desafia domínio da CBMM e entra na disputa pela extração de nióbio no Brasil Reprodução/Freepik

A mineradora australiana St. George busca romper o monopólio da família Moreira Salles na extração de nióbio em Araxá, localizada a 360 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

A família controla a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), responsável por 80% do mercado mundial do metal. Motivada por esse potencial, a St. George iniciou em 2024 o processo de aquisição para exploração de nióbio na região e, na última terça-feira (7), lançou ações na Bolsa de Sydney, arrecadando 20 milhões de dólares australianos (cerca de R$ 76 milhões).

A meta da mineradora é extrair 5 mil toneladas de nióbio por ano a partir de 2027. Apesar de o volume representar menos de 5% da produção anual da CBMM, estimada em 150 mil toneladas, a chegada da St. George desafia o domínio absoluto da empresa brasileira na região, que se mantém há mais de seis décadas.

                                        A mineradora St. George inicia processo de extração de nióbio em Araxá, desafiando o monopólio da família Moreira Salles  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Freepik
Da Redação: NCN= NOSSA CONEXÃO NEWS COM BNEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *