As fortes chuvas em Alagoinhas causaram vários estragos, deixando famílias desabrigadas em diversos bairros e adjacências. Lojas no centro e nos bairros ficaram totalmente alagadas, e moradores tentaram salvar seus pertences.
Desde sexta-feira (10), a cidade vinha enfrentando fortes temporais, que arrancaram árvores e derrubaram postes. Após uma breve trégua no domingo (12) e segunda-feira (13), o prefeito Gustavo Carmo já havia mobilizado equipes para limpar as bocas de lobo, retirando lixo, garrafas PET, copos descartáveis e outros objetos do rio que corta a cidade.
A prefeitura montou um Gabinete de Crise, integrado por representantes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito e Secretaria de Desenvolvimento Social, entre outros órgãos, para monitorar os impactos da chuva. O Sistema de Monitoramento de Tempo e Clima (Fenaben) e pluviômetros municipais acompanham o volume da chuva e temperatura.
Equipes da Defesa Civil e Secretaria de Desenvolvimento Social visitam áreas críticas, avaliam riscos de alagamento e deslizamento, e apoiam famílias necessitadas. O prefeito Gustavo Carmo salienta a importância da colaboração popular para prevenir impactos negativos, especialmente no descarte correto de lixo.E
m caso de emergência, contate a Defesa Civil: (75) 9.9974-3882 (WhatsApp) ou 3423-8308.
Foto: Reprodução/vídeos redes sociais