Procissão de Domingo de Ramos reúne fiéis em manifestação de fé e tradição 

A tradicional procissão de Domingo de Ramos reuniu centenas de fiéis pelas ruas de Alagoinhas neste domingo, 13. Marcando o início da Semana Santa no calendário católico, o evento reuniu todas as paróquias da cidade e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

A procissão foi iniciada na Igreja Inacabada, em Alagoinhas Velha, com os fiéis segurando ramos e entoando cânticos litúrgicos. Lá, o bispo diocesano Dom Francisco Vidal proferiu a Bênção dos Ramos. “Durante as cinco semanas da quaresma nos preparamos para esse momento. Aqui, iniciamos a celebração da memória da entrada de Jesus em Jerusalém com fé e piedade. Seguimos os passos de nosso Salvador, para, por sua graça, participamos de sua ressurreição e vida”, afirmou Dom Vidal durante sua fala ao público.

A celebração seguiu até a Catedral de Santo Antônio, onde foi realizada a missa de Domingos de Ramos.

A fisioterapeuta Jocivania Lima pertence à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e desde a infância participa das festividades religiosas. “Para mim, é tradição participar dessa procissão. É uma data muito importante para se celebrar, quando Jesus foi aclamado antes de ser crucificado. Foi quando tudo começou para nossa salvação”, disse a fiel.

O prefeito Gustavo Carmo participou da procissão, acompanhado da secretária de Planejamento e primeira-dama Lianne Carmo. Ele reforçou o compromisso da gestão municipal com a valorização das manifestações culturais e religiosas. “Hoje vivi mais um momento de profunda emoção ao lado da comunidade. É uma alegria poder participar de algo tão significativo para a nossa cidade e apoiar uma tradição que move a fé de tantas pessoas. A cultura e a fé caminham juntas”, declarou.

Para os católicos, o Domingo de Ramos é uma das datas mais importantes, pois celebra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi aclamado pelo povo com ramos de palmeira. A data marca o início da Semana Santa, período de reflexão espiritual que culmina na Páscoa, a ressurreição de Cristo.

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

 

 

 

 

 

 

Da Redação: NCN=NOSSA CONEXÃO NEWS COM SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *