No dia 24 de abril, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi palco de uma emocionante cerimônia de entrega da Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pelo Estado, ao médico e político Dr. Joaquim Neto.
Foto/ALBA
Conhecido por sua atuação voluntária na área da saúde e por uma trajetória sólida na política, Joaquim Neto foi prefeito de Sátiro Dias por três mandatos e de Alagoinhas por dois mandatos consecutivos. Sua liderança e capacidade de articulação o levaram a eleger sua esposa, Ludmilla Fiscina, como deputada estadual, e seu sucessor, Gustavo Carmo, como prefeito de Alagoinhas.
A homenagem reuniu familiares, amigos, autoridades e representantes políticos, que celebraram não apenas as conquistas de Joaquim Neto, mas também o impacto positivo que ele trouxe para a vida de milhares de baianos.
Hoje, Joaquim Neto é considerado uma das figuras mais estratégica e respeitada da política do Nordeste baiano, e a Comenda 2 de Julho vem reconhecer de forma oficial o seu compromisso, ética e contribuição para o desenvolvimento da Bahia.
Foto: Instagram
“O atual prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, elogiou a trajetória de Joaquim Neto” durante a homenagem com a Comenda 2 de Julho, destacando seu compromisso com o povo e o fato de nunca ter cobrado por uma consulta médica.
A mesa de honra foi composta por autoridades e convidados como Emília Chagas Cardoso, mãe do homenageado; Jonival Lucas, chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), representando o governador Jerônimo Rodrigues; a procuradora-geral de Justiça Adjunta do Ministério Público da Bahia, Norma Cavalcanti, representando o procurador-geral de Justiça Pedro Maia; o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), Osvaldo Silva; o presidente da Câmara de Alagoinhas, vereador Cleto da Banana; o padre Adriano Barreto, da Paróquia de Nossa Senhora da Guia em Alagoinhas; o prefeito de Aramari, Tonho Cardoso; o comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar em Alagoinhas, coronel João Oliveira Martins; a 1ª vice-presidente da ALBA, deputada Fátima Nunes; o prefeito de Olindina, Luiz Alberto; Ronaldo Santana, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA); o doutor advogado Vagner, representando a Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA)o deputado Radiovaldo Costa (PT); e o ex-chefe de gabinete de Joaquim Neto, Raimundo Queiroz.