Em protesto contra os alagamentos que voltaram a atingir a região, Moradores de Camboatá, no município de Mata de São João, interditaram a BA-093 por volta da 1h30 deste sábado (3).
Eles acusam a concessionária Bahia Norte de omissão na manutenção do sistema de drenagem, apontado como a principal causa dos alagamentos, após as fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Salvador desde a madrugada desta sexta-feira (2).
Acompanhado de secretários municipais e técnicos da Secretaria de Obras para dialogar com os manifestantes, o prefeito Bira (União Brasil) foi ao local e afirmou que a responsabilidade pela obra é da Bahia Norte e que a resolução do problema já foi cobrada à empresa. Ainda assim, enviou máquinas para auxiliar na retirada da água.
O distrito de Amado Bahia, em Mata de São João, também foi afetado pelas chuvas, com ruas e imóveis alagados. Além disso, um trecho da estrada que liga a localidade à BA-093 foi destruído pela força da água, interrompendo o acesso rodoviário e agravando o isolamento da população.
Após um acordo feito com prepostos da concessionária Bahia Norte, que se comprometeram a enviar máquinas para realizar um serviço paliativo de limpeza e desobstrução da via até às 16h, os moradores liberaram parcialmente a rodovia.
Foto:Thiago Peralta / Mais Região