Celebrando o Julho das Pretas, a Diretoria de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Gerência de Política para Mulheres e Igualdade de Gênero, organizou, na manhã desta terça-feira, 29, um encontro com integrantes do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI) e participantes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Boa União, Nova Brasília, Praça do Céu e Mangalô, para juntas participarem da campanha “Pretagonistas”.
Através de palestras, músicas e apresentações artísticas, as participantes receberam informações sobre empoderamento. “Tivemos uma apresentação das meninas do CCPI e, na sequência, falei sobre o processo histórico envolvendo as questões da mulher preta na sociedade. Essas mulheres aqui são muito empoderadas, inclusive, muitas já participam ativamente. Por este motivo, hoje, elas que vão se apresentar para as demais colegas. A campanha Julho das Pretas se encerra no final do mês, mas nosso trabalho permanece o ano inteiro, sempre colocando a mulher como protagonista de suas vidas. Trazemos esse fortalecimento do grupo de mulheres, já a partir das meninas mais novas que participam das nossas atividades com crianças. Assim, atingimos tanto crianças quanto adultas e idosas”, explica a diretora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Sedes, Elbênia Ramos.
Para Denise dos Anjos Dantas, integrante do CRAS Nova Brasília, a participação no evento faz parte do seu cotidiano com o grupo de mulheres. “Já participo das atividades com elas há muito tempo. Acho importante porque conseguimos juntar todas, conversar, ver as apresentações de arte. São momentos que gosto muito e acho fundamentais essas conversas sobre a importância da mulher na nossa sociedade”, frisa.
Rosalina Oliveira Santos, do CRAS Praça do Céu, participou pela primeira vez de um grande evento da Sedes e, na oportunidade, revelou ter se sentido emocionada com a ação. “Vim muito empolgada para participar. Gosto muito das atividades do meu CRAS e das professoras, e, quando soube que viríamos pra essa ação no CCPI, fiz questão de participar, de estar aqui vendo e contribuindo com essa atividade”, diz.
Segundo a gerente de Política para Mulheres da Sedes, Ana Márcia Conceição, a mobilização das integrantes dos CRAS de Alagoinhas foi em prol do fortalecimento da pauta de discussões tratadas no encontro. “Precisamos celebrar a importância do Julho das Pretas, discutindo o combate à violência contra as mulheres, o sexismo e o racismo. Promovemos essa ação para chamar a atenção da sociedade, pontuando a importância do combate à violência de gênero, ao sexismo e a todas as formas de violência que atingem as mulheres negras”, enfatiza.