Profissionais da Educação participam de formação continuada do Programa A Tarde Educação

A Prefeitura de Alagoinhas, em parceria com o Programa A Tarde Educação, realizou, nesta quinta-feira, 31, uma formação continuada voltada aos profissionais da rede municipal de ensino. Articulada pela Secretaria de Educação (Seduc), a formação aconteceu no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães e estiveram presentes os professores de humanas do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Finais, coordenadores pedagógicos, representação da equipe técnica de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil. O objetivo da iniciativa foi proporcionar um dia de troca de saberes, experiências e práticas pedagógicas, incentivando o uso de ferramentas jornalísticas como recurso educativo e fortalecendo a autonomia dos educadores na construção de projetos interdisciplinares. O foco do encontro foi a integração da mídia no processo de ensino-aprendizagem.

O A Tarde Educação é um programa de atividade institucional que desenvolve programas de jornais na Educação, disponibilizando cursos presenciais e online para profissionais do setor.

“Essa formação contribui para que os nossos estudantes compreendam a importância de consumir a informação de forma correta lendo por meio das notícias midiáticas. Traz a importância do jornal, de como ler de forma segura, e isso tudo será reproduzido pela nossa equipe em sala de aula de uma forma mais eficaz, eficiente. Além disso, esses profissionais também saem capacitados, o que incentiva a produzir cada vez mais um trabalho de excelência e qualidade”, explicou a secretária de Educação, Rita Bastos.

“O Jornal Tarde é um grande parceiro nosso e esse processo formativo em Alagoinhas traz à pauta a transdisciplinaridade, interdisciplinaridade e transversalidade. Cada vez mais se tem falado sobre isso na área de humanas e como se pode interligar as disciplinas, gerando conteúdo que converse entre as áreas de exatas, linguagens, ciências, humanas e outras. Esperamos que isso chegue à sala de aula e aos nossos estudantes”, diz a diretora pedagógica da Seduc, Queila da Conceição.

A capacitação abordou os temas “O jornal como ponte para a transversalidade” e “Construindo um jornal escolar”, promovendo reflexões sobre práticas que valorizam a leitura crítica, a escrita autoral e a cidadania entre os estudantes. A coordenadora pedagógica do A Tarde Educação, Márcia Firmino, destacou que o treinamento para os profissionais da Educação contribui para ampliar a utilização do jornal no ambiente educacional. “Os profissionais estão recebendo a formação que tem como objetivo levar o jornal para dentro da sala de aula. O programa tem esse viés de fazer essas formações com os professores. Nosso objetivo é levar o jornal para dentro da sala de aula e não dá para fazer isso sem passar pelos professores e coordenadores. São eles que fomentam a leitura e escrita. Essa formação, com o jornal como um caminho para transversalidade e a interdisciplinaridade, é um caminho dinâmico para isso. Estamos aqui para dar essas dicas de como os profissionais podem trabalhar com o jornal dentro da sala de aula”, afirma.

Além de Márcia Firmino, participou da formação a pedagoga do A Tarde Educação e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Jéssica Gouveia.

 

 

 

 

 

 

DA REDAÇÃO: NCN=NOSSA CONEXÃO NEWS COM SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *