Prefeitura de Alagoinhas apresenta Plano de Contingência das Arboviroses

A Prefeitura de Alagoinhas apresentou o Plano de Contingência das Arboviroses, documento que orienta a atuação do município no enfrentamento a doenças como dengue, Chikungunya e Zika. O plano, elaborado pela equipe técnica da Diretoria de Vigilância em Saúde, envolve a participação de diversas secretarias municipais e instituições de todos os níveis de atenção à saúde, desde as unidades básicas de saúde (UBS) até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Materno-Infantil de Alagoinhas (HMIA). A apresentação foi feita na manhã desta sexta-feira, 17, na Câmara de Vereadores.

Com vigência até novembro de 2027, o documento estabelece diretrizes para ações integradas de prevenção, controle e resposta a possíveis surtos ou epidemias, definindo fluxos e responsabilidades para cada cenário de risco.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Claudine Ramos, a elaboração do plano reflete o compromisso do município em atuar de forma proativa. “Embora não haja um surto dessas doenças, precisamos estar prontos para agir preventivamente até o ponto de intervenção mais grave, que seria o nível de atenção terciária, que é o hospitalar”, destaca.

Para o secretário municipal de Saúde, Virgínio Pereira, o planejamento garante agilidade e eficiência nas ações. “Se os indicadores que monitoramos aumentam, não estaremos perdidos, sem saber como proceder, pois o Plano de Contingência prepara o planejamento rotineiro anual de combate a essas doenças e indica como agir. Ele existe para que estejamos aptos a atuar de maneira rápida e eficiente. Esse trabalho mobiliza toda a estrutura do Poder Público e da sociedade”, afirma.

Após a apresentação, os participantes dividem-se em grupos de discussão por eixos temáticos. Para cada grupo foram elaboradas propostas indicadas pelo Ministério da Saúde. Os eixos abordaram Organização Assistencial, Controle Vetorial, Comunicação, Mobilização e Publicidade, e Gestão. Cada grupo analisa as propostas que, posteriormente, são discutidas e avaliadas em plenária.

Concluída a etapa de avaliação e aprovação, o Plano é assinado pelo Poder Executivo e encaminhado ao Ministério da Saúde, oficializando que Alagoinhas possui um plano atualizado e em vigor para o enfrentamento das arboviroses.

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *