Mais uma turma do curso profissionalizante de Informática Básica, promovido gratuitamente pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), concluiu sua formação. A capacitação foi realizada pelo centro de capacitação profissional Líder Cursos e beneficiou 20 alunos, que receberam certificados de conclusão nesta terça-feira, 21, após três meses de aprendizado.
Com carga horária de 40 horas, o curso abordou conteúdos fundamentais para o uso do computador e o ingresso no mercado de trabalho, incluindo sistema operacional Windows, digitação, programas como Word e Excel, e navegação na Internet.
“Os alunos saem preparados para o mercado de trabalho. Com o conhecimento básico de informática, eles estão aptos a atuar profissionalmente em setores administrativos, por exemplo”, destacou o professor responsável pelo curso, Everton Mendes.
Entre os concluintes está Larissa Carvalho, de 30 anos, moradora da Fazenda Cangula, que buscou a formação para ajudar na conquista do seu primeiro emprego. “Eu quero trabalhar na área administrativa. Acho que os cursos aumentam a chance de conseguir uma vaga. Quanto mais conhecimento, melhor”, afirmou.
De acordo com o gerente de Políticas Públicas da Sedes, Eliomário Santos, a iniciativa faz parte da política municipal de incentivo à qualificação e geração de renda. “Para contribuir com o desenvolvimento social dos moradores, trabalhamos em duas linhas de capacitação: as oficinas de geração de renda e os cursos profissionalizantes. Nossa intenção é capacitar e promover a independência financeira e profissional, oferecendo a possibilidade de inserção no mercado de trabalho”, explicou.
“Ficamos felizes de oferecer essa oportunidade de valorização do jovem e para facilitar sua entrada no mercado de trabalho”, comentou o coordenador de Cursos Profissionalizantes da Sedes, Ivan Vasconcelos.