Prefeitura de Alagoinhas realiza mutirão do DIU para atender mais 100 mulheres

Nos dias 21 e 22 de novembro, a Prefeitura de Alagoinhas dedicou mais uma importante iniciativa de atenção à saúde da mulher no município: um mutirão para colocação do contraceptivo intrauterino de cobre (DIU) em mais de  100 mulheres que se cadastraram previamente nas Unidades Básicas de Saúde da cidade. Do total previsto, 102 fizeram inserções e três retiraram o contraceptivo. A campanha, realizada pela Secretaria de Saúde (Sesau), aconteceu na Policlínica Municipal. “Esta ação busca contribuir para um planejamento familiar mais eficiente e que respeita o direito de escolhas de cada cidadã do nosso município”, ressalta o secretário da Sesau, Virgínio Pereira.
Antes de receberem o contraceptivo, todas as mulheres inscritas receberam orientações profissionais e foram examinadas para assegurar que tenham saúde e condições físicas adequadas para o procedimento. A estudante de Direito Flávia Castro, 33 anos, foi uma das beneficiadas. “Esse mutirão está muito organizado, atendimento maravilhoso, de excelência. Eu já tenho um filho de um ano e não pretendo ter outro por enquanto; quero terminar meus estudos primeiro”, afirma a estudante. “Gratidão à Prefeitura de Alagoinhas, ao prefeito Gustavo Carmo, por essa iniciativa, e a todas as profissionais da Policlínica”, acrescenta Flávia.
Thyane Silva, 19 anos, também aproveitou a oportunidade para colocar o contraceptivo. “O atendimento foi impecável. Embora tenha a pressão do medo, da insegurança, as profissionais – da recepção, enfermeiras, médicas – deixaram tudo bem tranquilo. Super recomendo para quem quer fazer”, indica a jovem. Thyane faz questão de deixar um recado para as mulheres que têm dúvida ao DIU: “Faça a sua experiência. Não vá pela experiência das outras pessoas. Vocês vão amar, como eu”.
O secretário Virgínio afirma que o DIU é um método contraceptivo de longa duração, eficaz, e que pode ser removido a qualquer momento. “Trata-se de um dispositivo que, dependendo do tipo (pode ser de cobre ou hormonal), ou cria um ambiente que impede os espermatozoides de chegarem ao óvulo, ou libera um hormônio que impede a ovulação”, explica.
Estima-se que o DIU tenha uma das mais altas taxas de eficácia entre os métodos contraceptivos, com menos de 1 a cada 1.000 usuárias engravidando com o DIU hormonal. O DIU de cobre pode durar até 10 anos, e o hormonal, até 5 anos. Uma das vantagens do DIU em relação à pílula anticoncepcional é que ele não exige lembrança diária e não depende do uso rotineiro pela usuária, reduzindo o risco de falhas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *