Equipes da Delegacia Territorial (DT/Iraquara), na região da Chapada Diamantina, foram às ruas nesta quarta-feira (26) executar a segunda fase da Operação Necare, que visa combater crimes contra a vida naquela região. Como resultado dos trabalhos, um homem de 25 anos, apontado como responsável por um assassinato ocorrido em setembro deste ano, foi preso.
O investigado estava foragido e foi localizado no município de Janiru, no estado de São Paulo. A captura resultou de um trabalho de inteligência e troca de informações, permitindo que a Polícia Civil cumprisse o mandado de prisão preventiva com o apoio de agentes da delegacia da cidade paulista. O suspeito já possuía histórico criminal, respondendo a duas ações penais por crimes violentos na Bahia e por tráfico de drogas no Distrito Federal.
O homem preso hoje é suspeito de participação na morte de Renato de Jesus Oliveira, de 53 anos, registrada no dia 26 de setembro. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo dentro de um estabelecimento comercial de sua propriedade, no povoado de Cajazeiras, zona rural de Iraquara. As investigações apontam que o crime teria sido motivado por dívidas relacionadas ao comércio de entorpecentes.
Além deste caso, a segunda fase da Operação Necare buscou aprofundar as investigações sobre um duplo homicídio ocorrido em 7 de outubro, também na zona rural do município. Na ocasião, Tiago Nascimento de Jesus, de 29 anos, e seu pai, Idevaldo Nascimento de Jesus, foram mortos na residência da família. A apuração indica que o alvo principal da ação criminosa seria o filho, em razão de conflitos com grupos envolvidos em atividades ilícitas.
As diligências contaram com o suporte da 13ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Seabra), por meio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Diamantina) e do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic).

