A Prefeitura Municipal de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (SDEE), iniciou nesta quinta-feira, 27, a 4ª edição da Feira de Empreendedorismo de Alagoinhas. A Feira, instituída por um projeto de lei de autoria da vereadora Jaldice Nunes, com emenda parlamentar da mesma, tem como foco o fortalecimento dos negócios e a ampliação da geração de renda.
Deraldo Carlos, gestor da SDEE, falou da importância em promover um evento que beneficia diretamente os empreendedores. “Essa é uma atividade que entendemos a importância de fomentar o empreendedor trazendo o aperfeiçoamento e buscando maior conhecimento, que é o que oferecemos aqui. É isso que vai garantir resultados positivos e bons negócios”, avalia.
A vereadora Jaldice Nunes destacou a importância do empreendedorismo como caminho de autonomia econômica, especialmente para as mulheres. “Acreditamos que o apoio ao empreendedorismo é algo muito potente, que deve ser visto de uma forma diferente pelos gestores públicos. Diante da falta de empregos com carteira assinada e da falta de concursos públicos, enxergamos no empreendedorismo uma ferramenta poderosa de renda. Na condição de mulher e de mãe, vejo também uma oportunidade de você ter sua renda, de estudar, se realizar profissionalmente, ter independência financeira, mas também cuidar da família”, afirma.
O evento traz uma grande variedade de produtos, incluindo artesanato, itens alimentícios, plantas, confecções, cosméticos, acessórios e itens de decoração Aine Nayala de Santana, proprietária da loja Menina Fina, que expõe t-shirts 100% algodão e semijoias, participa do evento há quatro anos. “A exposição na feira traz visibilidade. O cliente que passa aqui se interessa, pode levar o produto na hora; e há tem aqueles que entram em contato depois para a gente fazer a entrega. Então, sempre tem um retorno positivo”, afirmou a empreendedora.
Julieta de Souza trouxe sabonetes artesanais e escalda-pés, produzidos por ela mesma sob a marca Ametista. “É muito gratificante ver que tem pessoas que nos apoiam, nos incentivam, nos dão essa oportunidade de expor, de apresentar nossos produtos para outras pessoas,” disse Julieta, que já participou de outras edições. A produtora destacou que seu trabalho é focado na energia e em cristais, com produtos para prosperidade, boas vibrações e alinhamento de chakras.
A programação da Semana de Empreendedorismo contou com um ciclo de capacitações para quem já possui pequenos negócios ou deseja iniciar neste caminho, com oficinas específicas voltadas para as mulheres que expõem na Feira. O evento, que se estende até sexta-feira, 28, faz parte da Semana de Empreendedorismo, fomentando o mercado local e celebrando o espírito empreendedor de Alagoinhas.
Foto: Roberto Fonseca / Secom / Alagoinhas










