O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, sancionou nesta sexta-feira, 5, o novo Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal. Elaborado pelo Poder Executivo, o PDDM é considerado um marco histórico no processo de construção democrática do futuro da cidade, por ter sido realizado a partir de um trabalho intenso de escuta popular em todas as regiões da cidade e após 21 anos sem atualizações na legislação. O documento norteará o crescimento urbano e rural de Alagoinhas pela próxima década.
“É com um sentimento de imensa gratidão e orgulho que hoje sanciono o novo Plano Diretor. Mais do que uma lei, este documento é o reflexo da voz do nosso povo e o resultado de um trabalho incansável que uniu profissionais competentes e dedicados da administração pública e a comunidade em prol de um futuro mais justo, ordenado e próspero para Alagoinhas. A participação popular é a garantia de que este PDDM realmente pertence a cada cidadão alagoinhense. Olhamos para os próximos dez anos com a certeza de que construímos as bases para a cidade que todos desejamos”, afirma o prefeito Gustavo Carmo.
A sanção do PDDM representa o encerramento de um processo de diálogo intenso e democrático com a população, liderado pela equipe do Gabinete do vice-prefeito, Luciano Sérgio em parceria com a Superintendência de Participação Popular (SPP), e concluído em apenas cinco meses. Desde março, a Prefeitura de Alagoinhas empenhou-se em garantir a mobilização e a participação ativa da sociedade em todas as etapas de elaboração do plano.
A Prefeitura promoveu 14 oficinas de orçamento participativo, que levaram a discussão diretamente aos bairros e distritos, permitindo o levantamento detalhado das necessidades e aspirações de cada comunidade. Além disso, foram realizadas quatro oficinas temáticas, uma série de audiências públicas e a Conferência das Cidades. O Município também disponibilizou canais oficiais de comunicação para recepção de propostas.
“Depois de mais de duas décadas sem uma ‘bússola’ atualizada, Alagoinhas finalmente dá um passo gigantesco em direção ao futuro. Este plano é um testemunho da capacidade de nosso povo. Tivemos a honra e a inteligência de conduzir toda a elaboração com profissionais da nossa cidade, servidores efetivos que respiram a realidade local, que conhecem cada rua, cada bairro, cada necessidade de nossas comunidades. Essa escolha estratégica não só garantiu um PDDM profundamente conectado com a nossa Alagoinhas, mas também nos permitiu otimizar recursos públicos, evitando os altos custos e a visão, por vezes, distante, de consultorias externas. É um plano feito por alagoinhenses para alagoinhenses”, enfatiza o vice-prefeito Luciano Sérgio.
Além dos diálogos e contribuições dos cidadãos, o Plano Diretor é resultado de estudos técnicos. “A nossa equipe não mediu esforços e entregou um plano que prepara a cidade para crescer com justiça social, ordenamento, sustentabilidade e oportunidades para todas as pessoas”, conclui Luciano.





