Alagoinhas: balanço de 2025 demonstra avanços em diversas áreas

O município de Alagoinhas encerra o ano de 2025, o primeiro da atual gestão, com um balanço positivo de entregas, avanços e o estabelecimento de bases sólidas para alcançar os objetivos traçados para um futuro promissor. Definidas com base na escuta da população, as ações implementadas refletem o compromisso com o desenvolvimento social, econômico, ambiental e a eficiência na administração pública, com um impacto direto na qualidade de vida dos cidadãos. Os principais resultados foram apresentados nessa quarta-feira, 17, em coletiva de imprensa conduzida pelo prefeito Gustavo Carmo e pelo vice-prefeito Luciano Sérgio.

Ao apresentar o balanço anual, o prefeito falou do esforço conjunto para superar os obstáculos e de conquistas que não estavam previstas, mas foram alcançadas. “Este foi um ano difícil, marcado por muitos desafios, mas em nenhum momento nos paralisamos diante das dificuldades. Ao contrário, buscamos alternativas e soluções para que pudéssemos avançar em áreas essenciais como a saúde, a educação e desenvolvimento social de nossa cidade. Houve muita articulação com o Governo do Estado e com o Governo Federal, o que foi fundamental para garantir resultados concretos para a população. Neste primeiro ano de gestão, nosso objetivo não foi deixar uma marca pessoal, mas sim trabalhar do novo jeito que nos propusemos desde o início, com responsabilidade, diálogo e foco no interesse público”, afirmou Gustavo.

“Hoje fazemos uma verdadeira viagem, para apresentar tudo aquilo que, até pouco tempo atrás, estava apenas no planejamento e que agora já estamos colocando em prática. Nosso projeto é um projeto de cidade, sério e coeso, que não se faz de forma improvisada. É um compromisso assumido diariamente, com diálogo, debate e até divergências, sempre na perspectiva da construção coletiva da Alagoinhas que queremos, feita por várias mãos”, declarou o vice-prefeito Luciano Sérgio.

Conquistas para todos

Na saúde, a gestão priorizou a Atenção Primária. Recompôs equipes de Saúde da Família e reformou e ampliou o Centro de Cirurgias Eletivas para reduzir filas. As Unidades de Saúde da Família Maiza Teles, Pau Brasil e Miguel Velho foram requalificadas, e também houve investimento na construção de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Calu e 2 de Julho.

A descentralização da marcação de consultas e exames permitiu que o usuário da rede pudesse fazer o agendamento na unidade de saúde mais próxima da sua residência. A oferta de exames foi triplicada e o programa “Mais Cirurgias” ampliou o número e a variedade de procedimentos cirúrgicos realizados. Alagoinhas foi o primeiro município da Bahia a oferecer atendimento pelo programa “Agora Tem Especialistas” em parceria com a rede privada de saúde, promovendo um atendimento mais ágil e eficiente à população. Novos equipamentos odontológicos e ambulâncias foram entregues, o Ambulatório de Saúde Mental foi inaugurado e o município também iniciou a construção do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS III).

Na Educação, obras importantes, como a construção das creches do Urupiara e Petrolar, foram iniciadas já neste primeiro ano de gestão. A política educacional, com foco na aprendizagem, permanência e desenvolvimento dos estudantes, garantiu a ampliação da oferta de educação em tempo integral para Educação Infantil e Ensino Fundamental, e de programas de recomposição das aprendizagens, como o “Aprendeaê”, que se estendeu até mesmo para o período de férias.

Desenvolvimento Social

No âmbito do desenvolvimento social e garantia de direitos, o programa Doce Lar – Minha Casa, Minha Vida está em fase de seleção para ofertar 418 unidades habitacionais; e o Doce Lar – Regulariza garantiu a segurança jurídica a mais de 700 famílias com a entrega de escrituras em 2025. Somente neste ano, a Prefeitura realizou mais de 64 mil atendimentos no Cadastro Único, acompanhou mais de 1,8 mil famílias em vulnerabilidade social nos centros de Assistência Social, distribuiu 9,2 mil benefícios eventuais, como auxílio funeral, alimentação, moradia e kits menstruais, acompanhou 140 pessoas em situação de rua e 800 famílias pelo Programa Criança Feliz. Cerca de 1,2 mil pessoas foram capacitadas para o mercado de trabalho.

Economia e sustentabilidade

Para impulsionar o desenvolvimento econômico, a administração municipal apoiou o Microempreendedor Individual (MEI) com mais de R$ 520 mil em empréstimos via CrediBahia. Protocolos de intenção com empresas visando a geração de empregos foram formalizados – com a confirmação de quase R$ 80 milhões a serem investidos na instalação ou ampliação de indústrias – e a base legal e as áreas para um novo Distrito Industrial foram definidas. O trabalho de modernização administrativa permitiu a implementação do alvará digital para agilizar processos como o de abertura de novas empresas.

Na cultura, esporte e turismo, destacam-se a realização do maior São João da história do município e a internacionalização da Bahia Beer, festival de cerveja que contou com a presença de 43 países. Alagoinhas foi certificada como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro e, ao longo do ano, a prefeitura apoiou a realização de mais de 250 eventos culturais, religiosos e comunitários. No campo esportivo, a criação do programa Bolsa Atleta ampliou o apoio aos esportistas do município, incentivando a formação de talentos e a valorização do esporte como ferramenta de inclusão social.

Já na Agricultura e Pecuária, foram distribuídas 330 toneladas de adubo para mil agricultores, além de sementes e manivas certificadas. Mais de 200 Declarações de Posse de imóveis foram emitidas, e a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) foi oferecida. Ações de capacitação facilitaram o acesso de pequenos produtores ao Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) e ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).  Outra conquista foi a inauguração do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que fiscaliza e inspeciona os produtos de origem animal produzidos do município, garantindo qualidade sanitária e segurança.

Estrutura e qualidade de vida

O Programa de Prevenção a Alagamentos criado neste primeiro ano de gestão dedicou-se a realizar intervenções de drenagem e infraestrutura em pontos críticos da cidade, limpeza e desassoreamento de rios, o que reduziu os alagamentos. Nessas ações, foi empregada pela primeira vez a tecnologia de mapeamento da rede com videomonitoramento.

Mais de 40km de estradas vicinais foram requalificadas, assim como praças e avenidas importantes da cidade, como a do Barreiro, 2 de Julho, Praça dos Esportes, as avenidas Luís Viana e Murilo Cavalcante, Praça Pinto Aguiar, Praça da Comunidade do Encantado, entre outras. O parque de iluminação pública já alcançou 97% de modernização e 30 ruas estão em obras de pavimentação. Mais de 80 prédios públicos passaram por manutenção e a cidade recebeu a maior iluminação natalina de todos os tempos.

Na área de água e saneamento, os avanços foram notáveis. Entre as principais realizações, estão a implantação de 2,7 mil metros de novas redes de abastecimento de água e a efetivação de 1,4 mil novas ligações. Também foram instalados sistemas de abastecimento em comunidades rurais, garantindo água potável a um número maior de famílias. No campo do saneamento, além da implantação de redes de esgotamento sanitário, o município inaugura, nesta sexta-feira, 17, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alagoinhas, que beneficiará cerca de 30 mil moradores, um marco na história de preservação ambiental e da saúde pública.

Trânsito e Mobilidade

A Prefeitura também trabalhou para promover uma cidade mais segura e fluida para a população. A sinalização viária foi requalificada com mais de 250 redutores de velocidade e faixas de pedestres, o Terminal de Coletivos foi revitalizado, e a implantação do aplicativo SIU Mobile garantiu mais comodidade e segurança aos usuários, que agora conseguem verificar o horário em que o ônibus passará no ponto mais próximo.

Esses e outros avanços, nas diversas áreas, demonstram o compromisso da gestão municipal com uma administração cada vez mais eficiente, moderna, transparente e participativa. Já em 2025, o Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal foi atualizado após 21 anos, com ampla participação popular; a Escola de Governo foi criada e capacitou mais de 350 servidores; e Alagoinhas conquistou o Selo Prata de Transparência Nacional da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), outro marco histórico para o município.

Fotos: Roberto Fonseca/Secom/Alagoinhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *