A comunidade do Riacho da Guia, localizada na zona rural de Alagoinhas, será contemplada com a implantação do sistema de esgotamento sanitário. Fruto de um convênio entre a Prefeitura e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), a obra será executada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A previsão é que os trabalhos sejam iniciados no segundo semestre, com prazo de um ano para a conclusão.
O projeto prevê a criação de 50 empregos e deve beneficiar diretamente cerca de 1,8 mil pessoas na fase inicial. “Implantar o sistema de esgotamento sanitário no Riacho da Guia era uma das nossas prioridades, e estamos felizes por apresentar a solução já no nosso primeiro ano de gestão. O convênio com a Funasa comprova o nosso compromisso em erradicar dificuldades históricas de saneamento e resgatar a qualidade de vida dessa comunidade. Além disso, garante proteção ao Rio Subaúma e gera empregos. É o desenvolvimento chegando a todos os cantos de Alagoinhas, conforme definimos em nosso plano de governo”, diz o prefeito Gustavo Carmo.
Localizada a aproximadamente 30 quilômetros da sede do município e com uma população estimada em duas mil pessoas, a comunidade de Riacho da Guia enfrenta problemas históricos de saúde pública e ambiental devido à ausência de um sistema de esgotamento sanitário. Os esgotos domésticos são despejados diretamente em córregos e na rede pluvial, poluindo o rio Subauma.
“Essa prática causa contaminação hídrica, proliferação de doenças e mosquitos, gera mau cheiro e degrada o meio ambiente. Com a implantação do sistema de esgotamento sanitário, vamos mudar essa realidade”, afirma Renavan Andrade, diretor geral do SAAE.
Texto atualizado no dia 07/01, com a correção da previsão para o início da obra.



