Vacinação contra Covid-19 em Alagoinhas continua para segunda dose Coronavac em pessoas idosas

O público prioritário para a imunização desta quinta-feira (13) em Alagoinhas (BA) continua sendo o de pessoas idosas que já se vacinaram com a Coronavac em janeiro, fevereiro e março de 2021. A aplicação da segunda dose acontece no estádio Carneirão, das 8h às 13h, mediante apresentação obrigatória de RG, CPF e carteira de vacinação comprovando a primeira dose.

“Ainda não será possível avançar para vacinar os 530 idosos que começaram o ciclo em abril porque só temos 170 doses da Coronavac e aguardamos o envio de mais doses que o estado precisa mandar para o município”, explica Rosânia Rabelo, secretária de saúde de Alagoinhas. Apenas 18% das doses de Coronavac chegaram na cidade no último envio, o que direcionou a secretaria de saúde a organizar sua logística para vacinar logo quem recebeu a primeira dose em janeiro, fevereiro e março.

As pessoas idosas vacinadas no período de 3 a 10 de abril devem ficar atentas para a chegada de mais imunizantes no município para a segunda dose. A recomendação do fabricante é que o intervalo entre as duas doses da Coronavac seja de 14 a 28 dias. Para quem perdeu o prazo da segunda, não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Imunização reiniciar o esquema e tomar de novo a primeira dose. Basta ir ao posto de imunização com o cartão vacinal que comprova a aplicação da primeira dose e pedir a segunda assim que estiver disponível na cidade.

Segundo a secretária Rosânia, alguns municípios preferem guardar as vacinas quando a quantidade é pequena e esperar a chegada de novo lote para evitar desgaste com a população. “Nós temos uma equipe muito corajosa e não fica com vacina na secretaria de saúde de Alagoinhas. Sempre avaliamos o público que dá pra aplicar e avançamos”, explica.

A Central de Imunização localizada no centro da cidade continua vacinando profissionais de saúde com a segunda dose da AstraZeneca.

Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *