População não vacinada contra Covid-19 registra aumento no número de óbitos em Salvador, aponta associação

A população não vacinada contra a Covid-19 registrou um aumento no número de óbitos pela doença, em Salvador, segundo informações da Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (Arpen/BA).

De acordo com a Arpen, o aumento foi de mais de 50% no número de óbitos por Covid-19 de pessoas mais jovens, na faixa etária entre 30 a 39 anos e, um pouco menor, na faixa dos 40 aos 49 anos.

Para a associação, os números contabilizados pelos Cartórios de Registro Civil de Salvador no mês de abril, são claros em apontar que a vacinação em massa de sua população é o melhor caminho para a crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus.

Ainda aguardando o cronograma de vacinação a população mais jovem viu crescer os números percentuais de óbitos em abril, mesmo quando comparados a março deste ano, o segundo mês com maior número de mortes causadas pelo novo coronavírus em Salvador, e também em relação à média de mortes de sua faixa etária desde o início da pandemia.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Na capital baiana, a faixa etária que registrou o maior percentual de aumento em relação à média, desde o início da pandemia, foi a da população entre 30 e 39 anos, crescimento de 57% no número de óbitos em abril na comparação com o período que vai de março de 2020 a março de 2021.

Não houve aumento nos números absolutos desta faixa etária em abril, mesmo com a diminuição no total de mortes causadas pela doença em relação a março de 2021.

Segundo a Arpen, na sequência, a faixa etária que vai dos 40 aos 49 anos viu o aumento do número de óbitos crescer 43% em relação à média para esta faixa etária desde o início da pandemia.

Ainda em crescimento, mas em patamares inferiores, a população entre 50 e 59 anos registrou aumento de mortes de 14% em relação à média desta idade no período. Em números absolutos não houve aumento, mas em comparação as outras faixas etárias, sim.

A população na faixa etária entre 60 e 69 anos apresentou crescimento percentual de 41% nos óbitos por Covid-19 em relação à média para esta idade desde o início da pandemia.

Nas demais faixas etárias já vacinadas, o número de óbitos caiu em relação à média desde o início da pandemia, reduzindo 9% na faixa entre 70 e 79 anos, 38% entre 80 e 89 anos, e 65% na população entre 90 e 99 anos.

Comparação entre estados

No cenário nacional, a Bahia apresenta um crescimento de 78% na faixa de 30 a 39 anos, ficando acima da média, que apontou crescimento percentual de 56%.

Já as faixas etárias de 40 a 49 e 50 a 59, com aumento percentuais de óbitos de 36% e 37% respectivamente, ficaram abaixo da média do País. A faixa de 60 a 69 anos, mostrou um crescimento de 38%, ficando acima da média nacional, que registrou aumento de 22%.

Todos os estados registraram aumento percentual de óbitos na faixa entre 40 e 49 anos na comparação com a média desta idade desde o início da pandemia e 15 deles estiveram acima da média nacional.

À frente deste ranking está o Rio Grande do Norte, que registrou aumento de 154%, seguido por Santa Catarina, aumento de 118%, Sergipe, crescimento de 101%, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, aumento de 94%. São Paulo e Rio de Janeiro, com 66%, e Distrito Federal, com 58%, também estiveram acima da média nacional.

Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com G1

População não vacinada contra Covid-19 registra aumento no número de óbitos em Salvador — Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *