Prefeitura de Alagoinhas realiza ato simbólico que dá início à operacionalização do maior túnel de Armco da Bahia

Em um ato simbólico, nesta terça-feira (18), o prefeito Joaquim Neto deu início ao funcionamento do maior túnel de Armco da Bahia. A partir de agora, a menos que ocorra um grande dilúvio, a lagoa da Cavada não mais inundará. Consequentemente, os moradores da região da Cavada, Avenida Rio Branco e Inocoop 1 não sofrerão mais com alagamentos.

“Era um sufoco danado! Só que o nosso prefeito  Joaquim ‘botou pra lá’!  A obra vai trazer paz pra gente. Quem sabe do sofrimento é quem já passou”, disse  Luana Natália, que acompanhava a movimentação no local.

Foto: Roberto Fonseca

A parede, construída para dar segurança aos operários durante o trabalho no túnel, foi demolida no final da manhã, com a primeira marretada dada pelo gestor municipal, contente com a finalização da obra. “Finalmente, chegou o grande dia! Há 50 anos,  tínhamos  um problema de alagamento em toda essa bacia. As casas alagavam, móveis eram perdidos, uma tristeza.  Muita gente não acreditou, mas nós tivemos a coragem de fazer essa macrodrenagem e esse sonho se tornou realidade. Nada resiste ao trabalho!”, declarou  Joaquim Neto

De acordo com o engenheiro André Luiz Morais, 99% da macrodrenagem está pronta e o túnel já começou a operacionalizar, com inauguração marcada para o dia 02 de julho. “A partir de agora, a água será vertida pelo túnel e desembocará na Lagoa dos Padres”.

Para a secretária de Infraestrutura Maria das Graças de Castro Reis, “trata-se de uma obra estruturante de macrodrenagem, e macrodrenagem é saneamento, e saneamento é vida: questão de saúde pública! Hoje é o começo de uma nova realidade”. A secretária também informou que o próximo passo é a urbanização do entorno da lagoa e sua revitalização, “dando à Alagoinhas mais um espaço público de lazer”.

Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com SECOM

Foto: Roberto Fonseca

Foto: Roberto Fonseca
Foto: Roberto Fonseca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: