Acompanhe a primeira semana de trabalho na Secretaria de Saúde de Alagoinhas, depois da nova gestão

Desde a posse, em 1º de junho de 2021, a secretária de saúde de Alagoinhas (BA), Laína Passos, dedica os primeiros esforços a revisar, planejar e organizar processos de trabalho que vão impactar diretamente na assistência ao usuário do SUS.

Paralelamente ao planejamento que, de acordo com a secretária, é uma etapa fundamental da gestão executiva da pasta, a primeira semana de trabalho na SESAU foi marcada por atos oficiais, reuniões e articulação com fornecedores e prestadores de serviços essenciais.

Gestantes com sintomas respiratórios

Laína reuniu, na SESAU, a diretoria da Atenção Básica  do município, da UPA Santa Terezinha e do Hospital Maternidade Doutor João Carlos Meireles Paolilo, para definir um fluxograma que promova ainda mais segurança na assistência à saúde de gestantes com sintomas respiratórios e/ou diagnóstico confirmado para Covid-19.

Conselho Municipal de Saúde

A primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde pautou a apresentação da secretária Laína Passos. Na oportunidade, a diretoria do Hospital Maternidade apresentou um relatório situacional sobre a unidade de saúde. Os conselheiros presentes avaliaram positivamente a reunião, entendendo a importância do controle social para a gestão pública da saúde de Alagoinhas.

Enfrentamento à Covid-19

A secretária recém empossada reuniu lideranças da SESAU para revisão do fluxo de trabalho no enfrentamento à Covid-19. Ao defender uma gestão participativa da saúde no município, Laína propôs a criação de um Comitê voltado para o enfrentamento da Covid-19, com definição de novas frentes de atuação.

Vacinaço

Após a chegada da nova secretária de saúde, o município contou com mais um mutirão de vacina contra a Covid-19. Alagoinhas alcança 38.119 pessoas vacinadas contra a Covid-19 com a primeira dose e 15.519 com a segunda.

Policlínica Regional e Regulação Municipal

Laína esteve reunida com as equipes da Policlínica Regional e da Regulação Municipal para uma discussão sobre alinhamento de fluxo de trabalho, a fim de promover melhorias na assistência à população e de planejar a retomada de serviços em saúde que foram interrompidos em razão da pandemia pelo novo coronavírus.

Parceria com a Faculdade de Medicina

A secretária recebeu os gestores da Faculdade Estácio de Medicina de Alagoinhas para discutir propostas de parceria com o município no sentido de implementar melhorias na rede de saúde municipal no que diz respeito a processos contínuos de capacitação, contrapartidas em insumos e o que mais possa surgir dessa articulação.

Planejamento financeiro

A gestão da Secretaria de Saúde e a direção da Controladoria Geral do Município (COGER) estiveram reunidos para um diálogo sobre planejamento financeiro e negociação de pagamentos de fornecedores e prestadores de serviços da SESAU.

 

Da Redação NCN=Nossa Conexão News com SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *