168 anos de Alagoinhas: Escola Municipal Professor Maurílio José do Espírito Santo é ampliada, aumentando o número de vagas disponíveis

Os moradores do Parque São Francisco, Conjunto Habitacional Brisas do Catu e Urupiara receberam da gestão Joaquim Neto, na manhã desta quarta-feira (30), a Escola Municipal Professor Maurílio José do Espírito Santo, totalmente reformada. A unidade escolar, que foi fundada em 1994 sob o nome de Mãe Natureza, também foi ampliada, aumentando o número de vagas disponíveis para atender a comunidade local.

Essa foi a quarta entrega da Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria da Educação, na semana em que se comemora a emancipação política do município. “Estamos inaugurando e reinaugurando obras da Educação de leste a oeste e de norte a sul da cidade, como parte dos preparativos  para o retorno das aulas presenciais”, declarou o prefeito, que enfatizou a qualidade das estruturas , “creches e escolas de primeiro mundo, que não devem em nada para a rede particular”.

A Escola Professor Maurílio atende estudantes da Educação infantil ao 5° ano do Ensino Fundamental. Na requalificação, que custou R$350 mil, a unidade escolar recebeu novas esquadrias, forro, pintura, novas instalações elétricas e hidráulicas, além de ter aumentada a cozinha. Três novas salas também foram construídas, atendendo à reivindicação da gestão escolar, de aumentar o número de vagas para atender a população das redondezas.

“A reforma foi uma necessidade da escola. Com a chegada do Conjunto Habitacional Brisas do Catu e, depois, do Urupiara tivemos uma superlotação. A demanda era grande e não estávamos dando conta”, explicou a diretora Mércia Maria Carvalho Costa.

Prestigiaram a inauguração da unidade escolar, os vereadores Anselmo Bal, Ed da Saúde, e o diretor do SAAE, Francisco Brito.

Foto: Roberto Fonseca

A mãe de Crislane e Crislariane, Girlane Trindade dos Santos comemorou a revitalização da unidade escolar.  Suas filhas estudam, respectivamente, no 5° ano e G5. Segundo ela, presenciar a reinauguração da escola aumentou sua esperança na Educação. Girlane sonha em ser jornalista e disse que, “caso eu não consiga entrar no Ensino Superior, farei de tudo para que minhas filhas façam faculdade”.

Se depender do prefeito Joaquim Neto, o desejo da moradora do Parque São Francisco se tornará realidade. “Tenho um plano audacioso, junto com o secretário Gustavo Carmo, de transformar Alagoinhas na melhor Educação da Bahia. Estamos criando condições para isso, não só na parte de estrutura, mas na  pedagógica e tecnológica. Nosso ensino será igual ou melhor do que o da rede particular!”.

Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com SECOM

Foto: Roberto Fonseca

O secretário da Educação Gustavo Carmo frisou as entregas já feitas, nessa semana, em Riacho da Guia, Boa  União e Alagoinhas IV, anunciando  as inaugurações do Centro Esportivo Jorge Eduardo de Oliveira,  às 18h30 desta quarta (30), em Santa Terezinha, “que é o início de uma estratégia nossa para vincular a Educação ao Esporte”, assim como a entrega  do AMEEI, na quinta-feira (01), também `as 18h30, “a cerejinha do bolo, nosso Centro de Atendimento Multidisciplinar Educacional Especializado em Inclusão, lugar de acolher alunos para fazer, através do processo de integração, a melhoria da aprendizagem”.  O AMEEI funcionará no Centro da cidade.

Fotos: Roberto Fonseca

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *