SAAE DE ALAGOINHAS É DESTAQUE NACIONAL NA PRÁTICA DE POLÍTICAS DE AUSTERIDADE

O diretor geral do SAAE, Francisco Brito, a convite da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), participou, nesta terça-feira (20), do “Momento do Associado”. O objetivo do evento on-line foi promover o intercâmbio de informações para a gestão eficiente dos serviços municipais de saneamento.

Foto: Ascom SAAE Alagoinhas

Durante o evento, gestores e técnicos de todo o país relataram dificuldades, ações e boas práticas utilizadas para recuperar financeiramente as autarquias dos impactos causados pela pandemia.

O diretor do SAAE Alagoinhas fez uma breve contextualização da situação financeira da autarquia desde o começo da pandemia. “Em um cenário em que, no país inteiro, foi proibida a suspensão do fornecimento por falta de pagamento, onde tivemos a isenção da tarifa social, o fechamento do comércio… Logo no primeiro mês, tivemos uma queda de arrecadação de cerca de 20% e houve o aumento da inadimplência de 6% para 15%, que ainda hoje está em 9%”, explicou.

Segundo Francisco, a situação está sendo superada graças à maior aproximação do SAAE com a população, através de ações de melhorias da recuperação da receita, como a garantia do abastecimento regular durante o período pandêmico mais crítico, o aumento do canal de atendimento virtual para facilitar as renegociações de débitos, o fortalecimento das ações de fiscalização “caça-gato” e a adoção do parcelamento dos débitos em até 12 vezes no cartão de crédito.

Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com SECOM

Reunião on-line com a Assemae

A política de austeridade do SAAE foi destaque no evento. “Conseguimos um maior controle de gastos após renovar contratos sem reajustes e até mesmo com redução de custos, como foi o caso do contrato do plano de saúde dos servidores”, pontuou o gestor.

Ainda segundo Francisco, a parceria entre SAAE e prefeitura foi bastante elogiada. “O grande ponto em que fomos elogiados, foi a postura da prefeitura junto a nós, porque nós conseguimos, por exemplo, manter a austeridade e evitar a política populista, política muito criticada na reunião. Aqui a gente está fazendo um trabalho consistente, olhando pro futuro e com respaldo”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *