Prefeitura de Alagoinhas realiza programação especial em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Assistência Social, preparou uma programação especial, com sessões de cinema, papos de cidadania, oferta de kits de lanche e higiene, cortes de cabelo e serviços de Saúde, nos dias 18 e 19 de agosto.  As atividades ocorrerão no Teatro da Praça do CEU, Unidade de Acolhimento Municipal para População em Situação de Rua e no estacionamento da prefeitura.

19 de agosto foi o dia escolhido, nacionalmente, para celebrar a data, em memória ao “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004.  Uma das maiores chacinas brasileiras contra a população de rua ocorreu na Praça da Sé, em São Paulo, quando sete pessoas foram assassinadas brutalmente e outras oito ficaram gravemente feridas, enquanto dormiam na região da catedral paulista.

A partir desse episódio, foram intensificadas as mobilizações em favor dos Direitos Humanos, com a formação do Movimento Nacional da População de Rua e a instituição da Política Nacional para a População em Situação de Rua, por meio do Decreto nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009. “É nossa missão, enquanto poder público, auxiliar no que for possível para trazer dignidade a essas pessoas, que já passam por tantas privações. Na maioria das vezes, os vínculos familiares foram interrompidos, por isso, além de um local digno para que sejam acolhidas, oferecemos afeto e atividades diversas”, declarou a secretária da pasta Ludimilla Fiscina.

Inaugurada no dia 30 de maio de 2021, a Unidade de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua, localizada na rua Severino Vieira, 1079,  tem capacidade para abrigar 40 pessoas do sexo masculino e disponibiliza cinco refeições diárias. “Além disso, há atendimento externo para mais 50 pessoas, que fazem uso das refeições, mas não estão abrigadas, totalizando o fornecimento de 90 a 100 refeições diárias, entre café, almoço, janta e lanches, nos intervalos do dia”, informou o subsecretário da SEMAS, Ruidinaldo da Costa.

Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *