Prefeitura de Alagoinhas começa a distribuição de kits de higiene pessoal na Rede Municipal de Ensino

A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), iniciou, nesta terça-feira (09), a distribuição de kits de higiene pessoal para os estudantes da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa inédita visa ampliar o acesso aos recursos básicos de higiene e fazer uma ação educativa sobre a importância do cuidado com o asseio pessoal.

As entregas foram iniciadas pela Escola Municipal Thomé de Souza, Creche Girassol e Escola Municipal Alagoinhas IV. Ao longo da semana, outras unidades escolares serão contempladas. Ao todo, 14.000 kits serão entregues com nécessaire, creme dental, cotonetes, escova de dentes, porta máscara, sabonete líquido e sabonete em barra.

Foto: Roberto Fonseca

De acordo com o secretário de Educação Gustavo Carmo, “o propósito é fomentar a higiene pessoal e o autocuidado, uma vez que os hábitos higiênicos, além de promoverem a dignidade, protegem as crianças e os adolescentes de possíveis doenças”. Concomitante aos kits individuais destinados aos estudantes, as creches e escolas também receberão água maravilha curativa, bolas de algodão coloridas, escova de dentes infantil, lavanda infantil e pente infantil.

Para a gestora da Thomé de Souza, Flávia Santos, “o material físico, que é de excelente qualidade, traz motivação para as crianças e nos auxilia em nosso trabalho de estimulá-los com os cuidados de higiene. O tocar, o ver, o sentir faz toda a diferença nesse processo de aprendizagem”. Ela salientou que essa tem sido uma “prática muito assertiva da SEDUC”, relembrando a entrega dos kits escolares no início do ano “com um material muito rico” e os livros infantis também distribuídos na rede, “praticamente uma biblioteca infantil para 4 e 5 anos, com obras fabulosas, muito bem ilustradas e totalmente adequadas à faixa etária das crianças”.

Foto: Roberto Fonseca

A distribuição dos kits higiênicos será acompanhada por orientações do Programa Saúde nas Escolas (PSE), que visa a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos estudantes, com atividades de promoção, prevenção e atenção à Saúde.

Nos próximos dias, a SEDUC também começará a entrega de absorventes para as meninas que já tenham tido a menarca, que é a primeira menstruação, contribuindo para a dignidade menstrual das adolescentes.

Fotos: Roberto Fonseca

Da Redação: NCN= Nossa Conexão News com SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *