Manchas de óleo são encontradas em praias de Salvador

Novos fragmentos de óleo foram encontrados em pelo menos seis praias de Salvador neste domingo (10). De acordo com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), as manchas foram encontradas e removidas na faixa de areia das praias de Amaralina, Pituaçu, Ondina e Paciência, Corsário e Jardim de Alah.

Um banhista que estava na Praia do Corsário compartilhou um vídeo do material nas redes sociais, expondo a situação do litoral. “Parecem pedrinhas, mas é óleo”, diz, enquanto mostra os fragmentos.

Em nota, a Limpurb afirmou que “para a retirada do material, as equipes seguem o protocolo determinado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama)”.

A empresa explicou que, nesse protocolo, o resíduo é coletado, depois colocado em recipiente plástico para armazenamento temporário, com impermeabilização de solo, e posterior encaminhamento para unidade de análise e tratamento do material.

“As equipes da Limpurb seguem monitorando a situação em todas as praias da capital. Caso alguém encontre algum fragmento, deve entrar em contato com o 156 e realizar o registro”, completa a nota.

Em outubro de 2019, manchas de óleo apareceram em praias de todo o Nordeste, resultando em um dos maiores desastres ambientais registrados no país. Segundo o IBAMA, 459,49 toneladas do petróleo cru foram retiradas das praias baianas até fevereiro de 2020. Na capital, foram 14 praias atingidas, das quais foram retiradas 139,581 toneladas do óleo, segundo a Limpurb.

Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (Inema-BA), todos os indicativos levam a crer que os materiais encontrados neste domingo são resquícios do óleo de quatro anos atrás. “Ainda assim, os técnicos recolheram material para realizar a devida análise do produto encontrado”, declarou o Instituto.

                                                    Foto:Reprodução/Redes sociais

 

Da Redação:NCN= NOSSA CONEXÃO NEWS COM CORREIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *