6ª Conferência Municipal de Cultura define propostas e representantes municipais para a etapa territorial

A 6ª Conferência Municipal de Cultura de Alagoinhas, que aconteceu na última segunda-feira (30), foi uma verdadeira festa da democracia. Reunindo diferentes vozes e esperanças, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), reuniu fazedoras e fazedores de cultura das mais variadas linguagens em torno do tema “Democracia e Direito à Cultura”.

Realizado no Centro de Cultura, o encontro elegeu as propostas prioritárias da sociedade civil para pautar a elaboração do Plano Municipal de Cultura, estabelecendo os compromissos de Alagoinhas com a cultura. Na ocasião, também foram eleitos os delegados e delegadas da sociedade civil e do Poder Público ( Karlinhos Zambê, Juci Cardoso, Naira Paixão e Ailton Castro), além das propostas que representarão o município nos debates da Conferência Territorial de Cultura, marcada para o dia 06 de novembro. De lá, sairão os representantes para a Conferência Estadual, em Salvador, a qual elegerá os representantes que irão para Brasília, em 2024, para a Conferência Nacional.

As proposições, amplamente discutidas e democraticamente pactuadas, foram divididas em seis eixos temáticos: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônios e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Responsável pelo eixo 3, relativo aos patrimônios, à memória e à identidade, a Secretária da pasta, Iraci Gama, trouxe propostas para o samba de roda, a capoeira, o candomblé e para os patrimônios arquitetônicos. Em suas palavras “a Conferência é um instrumento legal para a comunidade apresentar as suas propostas dentro da área da cultura, particularizando aquela área onde mais atua, a fim de que o poder público, tomando conhecimento disso, possa também fazer as suas investidas para o Plano Municipal de Cultura”.

Ela ainda reiterou “o renascimento do Ministério da Cultura, com a posse do presidente Lula, que nos trouxe um ânimo novo, porque agora a gente sabe que vai é possível discutir políticas públicas e dar viabilidade ao que for discutido, neste momento muito especial de contato da comunidade com os vários segmentos artísticos e culturais, incluindo o que a gente chama de patrimônio materiais imateriais”.

A Conferência também representou um marco importante para a militância cultural e o crescimento das ações de cultura no município, com as presenças da vereadora Juci Cardoso, do vereador Thor de Ninha e a representação da vereadora Luma Menezes. Os vereadores participaram da condução dos debates, coordenando os Eixos 1 e 2. Também o Dr. Moacir Lira esteve presente, coordenando o Eixo 4. Karlinhos Zambê e Edson Carneiro coordenaram os Eixos 5 e 6.

De acordo com a coordenadora do Centro de Cultura Francisca Moraes, “o fato da 6ª Conferência Municipal de Cultura ter sido realizada aqui no Centro de Cultura só reforça o caminho que nós estamos abrindo para que a cultura volte a crescer da forma que ela tem que crescer, com o nosso Ministério da Cultura ativo e apoiando as políticas culturais dentro dos municípios. Enquanto coordenadora deste espaço é uma imensa satisfação ver essa Conferência Municipal acontecendo. Ganha o Centro de Cultura, ganha nossa cidade e ganham os artistas e fazedores de cultura”.

A Secretária de Cultura agradeceu, especialmente, ao Presidente do Conselho de Cultura Karlinhos Zambê, que conduziu todo o processo da Conferência, desde a abertura até o encerramento, “com desenvoltura e firmeza, o que contribuiu para sua eleição como nosso Delegado mais votado, razão por que vai diretamente, para representação na Conferência Estadual. Agradecer a Moacir Lira, Thor de Ninha e Juci Cardoso – três pessoas muitíssimo ocupadas, mas que passaram o dia todo conosco. E a vereadora Juci foi eleita a representante do Poder Público para a Conferência Territorial. A Secretária de Saúde Laina Passos e o Diretor Rogério Ramos também merecem nossos agradecimentos, pela liberação de Moacir Lira, das suas atividades, na Saúde, para estar na Conferência. E fazer um agradecimento especialíssimo à nossa Representante Territorial da Cultura – escritora Gésia Lima- que passou o dia conosco, contribuindo com a presença, com a experiência, com a palavra abalizada, com as orientações técnicas. O nosso Território 18 está em boas mãos. E ao Prefeito Joaquim Neto, que prestigiou e trouxe a palavra de conclusão para a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Alagoinhas”.

Da Redação:NCN= NOSSA CONEXÃO NEWS COM SECOM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *